(71) 2626-1408 Domingo Horário de atendimento das 15:00hs às 22:00hs

Xamanismo um estilo de vida

Conheça o Xamanismo

A palavra Xamanismo está associada às primeiras práticas ritualísticas voltadas para o contato com o Divino, com o autoconhecimento, e domínio das forças que nos cercam através dos quatro elementos, tendo o espírito, o quinto elemento, papel decisivo neste cenário.

A conexão com a Natureza e com os animais é evidente, à medida que para o Xamanismo, tudo está conectado, e fazemos parte do xamantodo.

Neste sentido, é conferida ao Xamã a possibilidade de viajar entre os mundos, falar com os mortos, e de se transformar em animais, atividades estas que geralmente ocorrem em transe, aliadas ao uso de alguma substância enteógena.

Curiosamente a palavra Xamã tem origem russa. Este fato ajuda a exemplificar a dimensão do Xamanismo, que embora não fosse um sistema unificado, ou interligado, podia ser encontrado em toda a parte do mundo, sendo praticado pelas tribos e povos primitivos e nativos de cada região.

Fica evidente que o Xamanismo não é uma religião, mas um estilo de vida, pois o conhecimento revelado através dos seus ensinamentos modifica a forma do indivíduo enxergar a si próprio, aos outros, e ao ambiente em que vive, alterando a sua forma de se posicionar no cotidiano.

O Xamanismo e o papel do Xamã

O Xamã, também conhecido por nomes como Pajé, feiticeiro, médico-feiticeiro e mago, é a figura principal do Xamanismo e exerce múltiplas funções.
Pode ser homem, ou mulher e é visto como a pessoa mais sábia da xamanismocomunidade, a quem os outros devem recorrer para buscar ajuda, cura, predição, e orientação.  Sua extensão de conhecimento é muito ampla.

Em alguns casos, o conhecimento é transmitido de geração a geração, e  em outros pode-se aliar a isso o conhecimento adquirido quando em transe.

Pode versar sobre a mais diminuta planta, e também sobre os maiores problemas da humanidade. Está sempre aprendendo e exercitando seus dons, a fim de aprimorá-los.

Nos rituais xamânicos, sua posição é de destaque, pois representa o papel do sacerdócio, e através do transe pode liberar seus poderes de comunicação com outras dimensões, com as divindades, com os espíritos dos antepassados, com os espíritos das plantas e com os animais.

Tem o dom da cura, e pode ser ajudado por estas comunicações para encontrar a melhor erva para curar o mal, e o procedimento mais adequado para o caso.

Também recebe orientações para a cura que não está vinculada ao corpo físico, mas ao espírito, ou à comunidade em geral, e após isso, pode aconselhar corretamente a quem necessite.

O Xamanismo na Atualidade

Com o surgimento do que podemos classificar como neo-xamanismo, muitos grupos têm se formado ao redor do mundo para estudar e compartilhar os aprendizados remanescentes dos povos primitivos, partilhando da experiência ritualística do transe e do uso de substâncias enteógenas para a expansão da consciência, e aprimoramento do autoconhecimento e evolução do espírito.

No Brasil, o Neo-Xamanismo, ou Xamanismo urbano vem ganhando espaço e adeptos em várias cidades, inclusive do interior. Os grupos costumam se reunir semanalmente para dividir conhecimento e celebrar a ancestralidade dos nossos povos indígenas.

Também é comum no nosso país a mistura do Xamanismo com algumas religiões de origem africana, ou católica, criando grupos de atuação mais específica, como o culto aos encantados.

Ficou curioso? Conheça mais neste artigo sobre  O Xamanismo e os animais de Poder.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONSULTE-SE

FAÇA SEU CADASTRO ABAIXO E LIGUE PARA VALIDAR (11) 3136-5000
PROMOÇÃO PARA NOVOS CLIENTES 15 MINUTOS POR R$ 5 REAIS, APÓS O CADASTRO*
Atendimento via WhatsApp