Como reagir diante da Morte
Como reagir diante da Morte?
A Morte é um dos grandes Tabus da nossa sociedade: Ao “perder” alguém, espera-se que a pessoa sofra, chore muito, fique muito abatida e abalada.
Mas, nem todos reagem da mesma maneira. Isso porque as pessoas não são mesmo iguais. Essa individualidade de sentimentos e reações deveria ser melhor experimentada, e menos julgada.
Além da individualidade, o que certamente conta muito no momento de encarar a Morte de alguém que consideramos, é a nossa crença, a nossa fé e a nossa espiritualidade.
A fé é o que nos faz crer, que apesar de não vermos os motivos da Decisão Divina de ceifar esta vida, eles existem, são maiores, e levam a um bem comum muito maior.
A nossa crença é o que define a nossa visão sobre a morte. Se há vida eterna, ou vida após a morte. Para onde vai a alma quando o corpo morre, se é que existe uma alma…
Já nossa espiritualidade busca conectar os fatos reais, as sensações e intuições, com a nossa fé e a nossa crença.
Acontece que muita gente passa a vida inteira professando uma religião, uma crença, um modo de vida espiritual.
Mas, quando a morte vem, é como se um grande buraco se abrisse debaixo dos pés da pessoa, e tudo aquilo que ela aprendeu, ou julga ser o correto, é simplesmente esquecido.
Quando a Morte aparecer diante de ti:
- Seja você mesmo. Não se preocupe com a opinião dos outros. Reaja como sentir necessidade.
- Encare a Morte como parte da vida e do processo natural de viver: é a única certeza para todos.
- Coloque sua fé em ação. Apegue-se com aqueles a quem você tem devoção. Peça ajuda.
- Lembre-se do que sua crença ensina sobre a morte. Pode ser reconfortante.
- Pense colocando a sua espiritualidade e a sua visão espiritual à frente. Ouça seus instintos.
- Conversar pode ser de grande valia. Quando falamos, liberamos a energia retida, e por isso as ideias tendem a se clarear.
- Procure se lembrar da pessoa que “partiu” sempre da melhor maneira possível.
- Apegue-se aos bons momentos passados juntos, e agradeça a oportunidade de ter aquela pessoa na sua vida, mesmo que por um breve momento.
- O sofrimento e o Luto são comuns, mas tome cuidado para não prolongar este período mais do que o necessário. Isso pode afetar de forma negativa você e a pessoa que partiu.
- Também se deve evitar falar muito do sofrimento da pessoa. Não é raro encontrar pessoas que realmente gostam dos detalhes mórbidos, mas isto não beneficia ninguém, e só aumenta a aura de negatividade e sofrimento.
- Quando crianças estiverem envolvidas no processo de “encarar a morte”, deixe que elas resolvam se querem ir ao velório, ou enterro. Elas sempre têm a melhor resposta pra essa questão.
- Procure ser útil. Sempre há algo a ser feito neste momento: ajudar com a parte burocrática, com a parte prática, ou até mesmo, consolar alguém que está sofrendo mais que você nesse momento de “despedida”.
Devemos reagir diante da Morte?
Sim claro, pois somos donos de nosso destino.
E procurar fazer da nossa reação a mais positiva possível.
A Morte por si só já traz uma aura de tristeza suficientemente grande.
É preciso um pouco de sabedoria, e porque não, um pouco de racionalidade.
Por mais difícil que seja, a vida continua para quem fica. E a melhor reação de todas diante da Morte, é fazer dela uma lição de gratidão pela própria vida.
Escolha entre: tarot, baralho cigano ou cartomancia com a Lótus Esoterismo, revelaremos aspectos importantes de sua vida!